Destaque da Semana: 08 -> 12 Janeiro 2007

Depois de uma semana a relembrar os melhores de 2006, a segunda semana de Janeiro traz o primeiro disco em destaque do novo ano pop. Convidamos os irmãos Gannon e os irmãos Stodart para entrarem em estúdio e trazerem o seu mais recente registo, que em Novembro foi, à semelhança do primeiro, editado pela Heavenly. Falamos dos The Magic Numbers e do seu novo álbum Those The Brokes.

The Magic Numbers - Those The Brokes


Um golpe de estado, um bairro em Londres e dois rapazes com vontade de criar música enérgica e alegre na senda das composições clássicas - ingredientes para um filme bizarro, ou, na proporção certa, gerar um dos mais encantadores projectos britânicos.
Foi por alturas de Junho de 2005 que quatro criaturas inglesas (Sean Gannon, Romeo Stodart, Angela Gannon e Michele Stodart) saltaram de um anonimato editorial com um álbum de estreia que viria a ser aclamado pela crítica e, inclusivamente, garantir-lhes uma nomeação para o Mercury Prize e um prémio Mojo para Banda Revelação Do Ano De 2005. The Magic Numbers, álbum epónimo, revelou nos quatro amigos de adolescência um quarteto de artistas simples que, em músicas ora delicadas ora a pedir um pé de dança, enchiam de felicidade os ouvintes e, muito especialmente, os espectadores e fãs que já enchiam os concertos da banda antes de haver propriamente material editado.
Após longa e exaustiva tournée de apresentação e promoção do primeiro álbum, e sem quebrar o ritmo, eis que chegou a Primavera de 2006 e os quatro irmão tiveram tempo de se reunir em estúdio para preparar o álbum sucessor. Parcialmente gravado nos Allaire Studios de Nova Iorque (um espaço próximo de Woodstock que, por exemplo, já registou nomes como David Bowie ou Ryan Adams), Those The Brokes vive, como o outro registo da banda, da genialidade musical de Romeo Stodart (o compositor da maioria das músicas, sendo que também há composições da irmã Michele), sentindo-se o toque da composição on the road mas não deixando de se ouvir uma evolução no som e nas palavras cantadas pela banda. As vozes femininas ganham agora espaço para serem ouvidas (na desarmante "Take Me Or Leave Me" ou na intensa "Undecided") e as harmonias estão cada vez mais presentes e apuradas. Há mais soul, mais intimismo, mas continuam a ouvir-se as guitarras rock e a dançar-se os ritmos pop.
Com produção a cargo dos irmãos Stodart, Those The Brokes conta, ainda assim, com algumas ajudas de luxo - Richard Wilkinson, que já tinha misturado o primeiro álbum, deu uma ajuda na produção e uma orquestra de nove integrantes, dirigida por Robert Kirby (o mesmo que se encarregou dos instrumentos de cordas para os álbuns de Nick Drake), juntou-se à banda em estúdio.
As treze faixas que compõem o álbum são, mais uma vez, intimistas e quase auto-biográficas. A nada simples vida sentimental de Romeo Stodart serve de inspiração e está espalhada pela composição - temas como "Take A Chance" (o single de apresentação do álbum) espelham a desordem amorosa tão característica dos The Magic Numbers. Há uma maior profundidade nas emoções transmitidas e uma maior carga dramática, um ambiente mais pesaroso e escuro - como é certo também haver mais insistência em certos versos nas músicas!
As histórias pessoais correm pelo disco - a mais inacreditável, contada por Romeo, refere que "Carl's Song" lhe foi cantada em sonhos por Carl Wilson (um dos Beach Boys, já falecido)...
Um álbum para animar os dias invernosos, para bater o pé, para dançar, para nos encher de felicidade e pensamentos bonitos e, porque não, até de uma forma adorável, para nos quebrar o coração.

A descobrir, nas emissões d'O Rádio É Um Gajo Estranho, entre as 12h e as 14h, nesta segunda semana de Janeiro de 2007!

Etiquetas:

1 Respostas a “Destaque da Semana: 08 -> 12 Janeiro 2007”

  1. # Anonymous Anónimo

    «criaturas» é bonito... :)  

Enviar um comentário

O Rádio é um Gajo Estranho

Programas da RUC

Links



XML

Powered by Blogger