Destaque da Semana 19-23/2

Malcolm Middleton - A BrighterBeat

Ouvidos voltados para a Escócia, o destaque desta semana em "O Rádio é um Gajo Estranho" vai todo para A Brighter Beat, o terceiro trabalho do ex-Arab Strap, Malcom Middleton, com edição marcada para 26/2 na Full Time Hobby.

Nascido em Falkirk, Escócia, Malcolm Middleton chegou pela primeira vez aos ouvidos do mundo em 1996, quando editou com o conterrâneo e companheiro de bebida Aidan Moffat The Week Never Starts Around Here, o primeiro álbum para os Arab Strap. A este seguiram-se mais seis registos de orignais, com destaques para Philophobia, Elephant Shoe ou The Last Romance, em 2005. Em Setembro do ano seguinte, o duo anunciou no seu site o seu final amigável, afirmando que sentiam que a banda já tinha esgotado o seu caminho. Aproveitaram ainda a oportunidade para lançar Ten Years of Tears, uma compilação com algum material inédito até aí.

Enterrados que estavam os Arab Strap, o seu encarregado de "most things musical" pôde dedicar-se a tempo inteiro à sua carreira a solo, que nessa altura já contava com dois álbuns (5:14 Fluoxytine Seagull Alcohol John Nicotine, em 2002 e Into the Woods, em 2005), considerados pela crítica como meros sucedâneos ou parêntesis ao trabalho com Aidan Moffat, já que Malcolm utilizava o mesmo tipo de sonoridade que criara para os Arab Strap e abordava as mesmas temáticas de solidão, depressão e bebida em excesso. Não se lhe podia, contudo, apontar falta de honestidade na escrita, já que na altura da edição de 5:14, Middleton se debatia com uma depressão.

Tal como em The Last Romance tínhamos encontrado uns Arab Strap mais confortáveis consigo próprios, possivelmente no momento mais longínquo da Philopobia que tinham proclamado 7 anos antes, em A Brighter Beat, Malcolm Middleton pode parecer à primeira vista mais livre de problemas, se repararmos apenas nos seus arranjos musicais mais leves, como encontramos na música que dá o nome ao álbum ou em Fuck It, I Love You, onde quase roça no terreno de uns The Boy Least Likely To(!). No entanto, reparando nas letras do escocês percebe-se o que ele quer dizer quando, no seu sítio no MySpace, define o seu álbum como "love songs for depressed people who worry too much about dying and the consequences of their daily actions and thoughts to be able to enjoy life fully": por baixo da camada de açúcar em pó indie-pop que salta à vista e que o separam do ponto de partida, espreitam escondidas-com-o-rabo-de-fora as temáticas de sempre, quase resumidas pelo título que leva uma das faixas do álbum, Death Love Depression Love Death.

Para Malcolm Middleton há vida depois dos Arab Strap. Para a conhecer melhor, nada como acompanhar mais uma semana de emissões de "O Rádio é um Gajo Estranho". De Segunda a Sexta-Feira, entre as 12h e as 14h.

Etiquetas:

2 Respostas a “Destaque da Semana 19-23/2”

  1. # Anonymous Anónimo

    upa upa!
    e quem assina este post?
    j. afonso biscoito?  

  2. # Anonymous Anónimo

    sim, sou eu que assumo a responsabilidade pelo post :P  

Enviar um comentário

O Rádio é um Gajo Estranho

Programas da RUC

Links



XML

Powered by Blogger